quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Chile cancela alerta de tsunami após terremoto; pelo menos oito morreram

Há um número ainda incerto de desaparecidos e dezenas ficaram feridas no terremoto; mais de um milhão tiveram que deixar suas casas

O alerta de tsunami feito pelo governo do Chile na noite de quarta-feira (16) após um tremor de magnitude 8,4 - segundo o serviço sismológico chileno - foi cancelado na manhã desta quinta (17). A decisão foi tomada pelo Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), vinculado ao Ministério do Interior e de Segurança Pública. O alerta tinha sido mantido durante a madrugada nas regiões do Atacama e de Coquimbo, mais próximas ao epicentro.
Pessoas em Valparaíso, no litoral do Chile, após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)
Pessoas em Valparaíso, no litoral do Chile, após alerta de tsunami
(Foto: Rodrigo Garrido/AFP)
Pelo menos oito pessoas morreram, há um número ainda incerto de desaparecidos
e dezenas ficaram feridas no terremoto. Mais de um milhão de pessoas ficaram desalojadas. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. 
O terremoto foi de longa duração e seguido de vários tremores secundários muito fortes. Em Santiago, capital chilena com 6,6 milhões de habitantes, o terremoto causou pânico e milhares de pessoas foram às ruas.
Terremoto de 8,4 graus provoca alerta de tsunami no Chile VLADIMIR RODAS/AFP
Milhares de pessoas tiveram de evacuar prédios na noite desta quarta-feira (16)(Foto: Vladmir Rodas/ AFP)
O tremor ocorreu às 19h54min local (hora local, mesma de Brasília), diante da cidade costeira de Illapel (norte), de 310 mil habitantes, onde se registraram danos em algumas casas e o fornecimento de energia foi interrompido.
De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo teve magnitude de 8,3 na escala Richter e seu epicentro estava localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.
Em 2010, a zona central do Chile foi sacudida por um terremoto de 8,8 graus com tsunami que deixou mais de 500 mortos.  O Chile situa-se em uma das extremidades de uma área conhecida como “Anel de Fogo” do Pacífico, compondo uma região bastante propensa aos efeitos de movimentos telúricos. Terremotos de sete graus ou mais têm potencial para causar graves danos em áreas habitadas.
Funcionários correm para sair de mercado em Santiago (Foto: Martin Bernetti/ AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário