sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Douglas Costa é aposta para a vaga de Neymar em estreia contra Chile

Seleção deve atuar no dia 8 e relembra esquema do último jogo nas eliminatórias. Com Neymar, Dunga pode usar duas formações


Na coletiva de imprensa, logo após divulgar a lista de convocados para os primeiros compromissos nas eliminatórias, contra o Chile, no dia 8 de outubro, em Santiago, e diante da Venezuela, no dia 13, em Fortaleza, o técnico Dunga já
pedia aos jornalistas:

- Queria a colaboração de vocês, em cima do seguinte fato: gostaríamos de contar com oNeymar, mas não poderemos. Queremos focar nos jogadores que estarão nas eliminatórias – disse o treinador, relembrando a suspensão de quatro jogos imposta ao craque pela Conmebol por expulsão na Copa América. 
Douglas Costa Brasil x Estados UNidos (Foto: Leo Correa / MoWA Press)Douglas Costa deve ser a aposta de Dunga para o lugar de Neymar (Foto: Leo Correa / MoWA Press)
E sem Neymar, o Brasil deve jogar de maneira muito parecida com a que atuou nos amistosos contra a Costa Rica e os Estados Unidos, na semana passada. Douglas Costa, do Bayern de Munique, será o substituto do camisa 10. Hulk atuará como centroavante. Pela direita, Willian. Mais centralizado, a tendência é que Oscar seja o titular, mas Lucas Lima, do Santos, corre por fora. 
- O caso do Lucas Lima se deu também pelo desempenho dele nos dois últimos amistosos, onde ele teve boa atuação e se adaptou muito rápido - explicou Dunga. 
Com o grupo definido, o Brasil deve estrear nas eliminatórias com a seguinte formação: Jefferson, Fabinho (Rafinha), Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho, Willian, Douglas Costa e Oscar (Lucas Lima); Hulk. O esquema escolhido pelo treinador é o 4-2-3-1, bem diferente do armado para as eliminatórias da Copa de 2010, disputada na África do Sul. 
Campinho Seleção estreia (Foto: GloboEsporte.com)
No último jogo das eliminatórias de 2010, no empate por 0 a 0 com a Venezuela, em Campo Grande, Dunga escalou a equipe no 4-4-2. O treinador aproveitou a classificação antecipada para testar algumas peças. Miranda e Filipe Luís, por exemplo, disputaram aquela partidas, mas acabaram ficando fora da lista final para o torneio de 2010. 
O meio de campo atuava em forma de losango. Gilberto Silva era o vértice defensivo. O ofensivo era Kaká. O então jogador do Real Madrid tinha total liberdade para chegar ao ataque e criar os lances. Naquele duelo diante dos venezuelanos, Luís Fabiano era o homem gol, e Nilmar atuou mais solto, flutuando pelos lados do campo e chegando na área para finalizar.
Campinho Seleção Eliminatórias 2010 (Foto: GloboEsporte.com)Formação do Brasil no último jogo das eliminatórias de 2010 

A partir da terceira rodada das eliminatórias, Neymar estará liberado e poderá participar normalmente do jogo diante da Argentina, no dia 12 de novembro, em Buenos Aires. Com o craque à disposição, Dunga terá algumas alternativas para escalar a seleção brasileira. O camisa 10 poderá atuar pelo lado esquerdo ou como meia de ligação, flutuando no meio de campo. 
No jogo diante dos Estados Unidos, mesmo entrando no lugar de Willian, Neymar atuou mais solto pelo meio de campo, buscando criar os lances. Claro que caiu pela esquerda, mas deixou o setor para Douglas Costa. Hulk seguiu sendo a referência, e Lucas Lima serviu de apoio na armação das jogadas. 
No entanto, desde que foi chamado para atuar pela seleção brasileira, em agosto de 2010, tem sido comum ver Neymar jogando pelo setor esquerdo. Agora é esperar para ver os treinos e a definição de Dunga na equipe nacional.
Campinho Seleção com Neymar (Foto: GloboEsporte.com)Alternativa da Seleção com Neymar atuando centralizado 
Campinho Seleção com Neymar 2 (Foto: GloboEsporte.com)Outra opção: Neymar atua pela esquerda, com Oscar centralizado 

Os compromissos da seleção brasileira nas eliminatórias serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site acompanha em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário