sexta-feira, 10 de maio de 2013

Trabalhadores passam mal com forte cheiro; problema é na Fonte Nova, diz empresa



Testemunha informou que algumas pessoas desmaiaram com o forte cheiro



Trabalhadores passam mal com forte cheiro; problema é na Fonte Nova, diz empresa
Testemunha informou que algumas pessoas desmaiaram com o forte cheiro

Da Redação*
Atualizada às 23h07

Pelo menos 40 trabalhadores de uma empresa de telemarketing no bairro de Nazaré foram atendidos depois de passarem mal por conta de um forte
cheiro na noite desta quinta-feira (9). A suspeita inicial era de que um vazamento de gás, mas isso não foi confirmado até o momento. A empresa Contax informou em nota que não há nenhum vazamento no local e que o problema é por conta da aplicação de um produto nas obras da Arena Fonte Nova.


Segundo informações da Central de Polícia, a ocorrência foi registrada pouco antes das 18h, com pessoas relatando um forte cheiro de querosene. Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram para o local.

De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barbalho), que foi ao local, muitas pessoas passaram mal.  Uma testemunha informou que algumas pessoas desmaiaram com o forte cheiro. "Já tem duas horas isso e a Samu só chegou agora (por volta das 18h30). Tem muitas pessoas desmaiadas e até os moradores da região começam a sentir", diz a testemunha, que está no local e prefere não se identificar. Segundo ela, pelo menos 15 pessoas ficaram caídas passando mal. A empresa não teria permitido, no início, a saída dos funcionários. A imprensa não pode entrar no local.

Das 40 pessoas que passaram mal, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 30 foram socorridas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e para dois centros de saúde - o 5º e o 16º. As demais foram atendidas no local pelas ambulâncias do Samu - dez foram até lá atender à ocorrência.


Problema na Fonte Nova
Em nota, a Contax informou que não há vazamento de gás ou qualquer produto no prédio da empresa e que os funcionários passaram mal por conta da aplicação do produto Emulsão CN30 para asfaltamento do estacionamento da Arena Fonte Nova - o estádio fica em frente ao edifício da empresa. "O odor sentido pelos colaboradores foi provocado por fatores externos às instalações da empresa", diz o texto.
O problema começou a ser registrado na noite de ontem, segundo funcionários. A empresa confirma isso e diz que ontem mesmo os Bombeiros foram chamados por conta do ocorrido. O prédio também sofreu uma queda de luz ontem. "Os funcionários que passaram mal foram atendidos pelas ambulâncias da Samu. Não há registros de pessoas internadas em unidades hospitalares".
Como o problema continuou hoje, a Cotax informou que resolver interromper as atividades no prédio, que foi evacuado. Na nota, a empresa "reforça sua preocupação com o bem estar de seus colaboradores".
Em nota, a Fonte Nova Negociações e Participações (FNP) informou que "o serviço de asfaltamento realizado na sua área interna de estacionamento não está a cargo da FNP e que faz parte das obras de estruturas temporárias para atender às solicitações da Fifa". Procurada, a Conder confirmou que é responsável pela obra. O órgão informou que vai apurar a denúncia, mas segundo a assessoria é possível, como a área tem muitas correntes de vento, que algum produto tenha invadido uma tubulação de ar da empresa. O fato ainda está sendo analisado.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não é possível identificar a substância que está causando o forte cheiro e nem a origem - só é possível confirmar que vem de baixo do nível da empresa. Somente funcionários da Contax sentiram o cheiro tão fortemente e passaram mal. Uma perícia será realizada para encontrar a origem do problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário