quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval de Salvador deve movimentar R$ 1,5 bihão

Na Bahia, a festa começa bem antes de fevereiro com os ensaios de verão.
Indústria do Carnaval deve gerar neste ano 250 mil empregos em Salvador.


O Carnaval de Salvador deve movimentar neste ano R$ 1,5 bilhão e atrair mais de 700 mil turistas. Muitos chegam antes para o esquenta da folia.
O Carnaval de Salvador começa bem antes de fevereiro com os ensaios de verão. Esse aquecimento já atrai turistas, gera empregos e ajuda a mover a economia da terceira maior capital do país.
A indústria do Carnaval deve gerar neste ano 250 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Prefeitura de Salvador, boa parte na montagem dos circuitos, o que inclui a transformação de espaços públicos e privados em super camarotes.
Um dos maiores camarotes do
Carnaval de Salvador tem a estrutura para receber 2,8 mil de pessoas por noite, gente disposta a pagar caro para acompanhar a passagem dos trios e aproveitar toda a mordomia e o conforto que ele oferece. Nas noites mais valorizadas, o ingresso para uma pessoa pode custar 890 reais, com comida e bebida incluídas.

Muita gente pode se surpreender com a quantidade de empregos temporários que uma estrutura desse porte é capaz de gerar nos seis dias de folia.

“Nos diversos serviços que a gente tem, limpeza, alimentação, bebida, segurança, enfim, som, luz, manutenção da estrutura, então são mais ou menos mil pessoas durante cada dia", conta Sandro Ferreira, sócio do camarote.

A expectativa dos organizadores do Carnaval é receber 700 mil turistas neste ano, 100 mil a mais que na folia passada. Os hotéis que ficam nos dois circuitos carnavalescos vão lotar e os mais distantes devem trabalhar com 85% de ocupação.
É um crescimento de 5% em comparação com o carnaval de 2014, segundo o setor, mas os hotéis tiveram que abolir os pacotes, que obrigavam o turista a ficar quase uma semana na cidade.

“A gente sentia que o turista tinha dificuldade em pagar, então a gente teve que fazer a nossa parte, que foi a redução das tarifas e a liberação dos pacotes", diz Manoel Garrido, presidente da Abih-Bahia (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia).

Quinze mil turistas devem chegar em cruzeiros marítimos durante o Carnaval, e outros milhares nos 300 voos extras previstos. Já tem gente desembarcando cheia de gás.

"Cheguei antes porque já estou contando os segundos. Vai, vai, vai que eu quero agora", diz a animada a bióloga Carla Biasetton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário