sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sorteio define grupos da Copa do Nordeste; veja adversários dos times baianos

A competição começa no dia 14 de fevereiro e a final acontece em 1º de maio

O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2016 aconteceu nesta quinta-feira (24) e definiu o futuro dos times baianos - Bahia, Juazeirense e Vitória da Conquista - na competição. O Vitória, eliminado precocemente no Baianão, não garantiu vaga no Nordestão. Também ficou de fora da edição do ano que vem o Náutico.
Bahia e Ceará fizeram a final este ano, com time alvinegro faturando título
(Foto: Vagner Casaes/BAPRESS/Divulgação)
Bahia e Juazeirense estão no Grupo C, com Santa Cruz
e Confiança. Já o Conquista aparece no Grupo E, com Ceará, Sampaio Corrêa e Flamengo-PI. Classificam-se o primeiro de cada grupo e os três melhores segundo colocados.
A premiação a ser repartida entre os 20 clubes foi de R$ 11 milhões este ano e a perspectiva é de aumento para a edição de 2016. "O orçamento ainda não está fechado, mas acredito que vamos ter um aumento de 15% a 20%", diz Alexi Portela Junior, presidente da Liga de Clubes do Nordeste, que se prepara também para a reeleição. Ele será candidato único no pleito marcado para dia 1º de outubro, em Salvador.
Sem o Vitória na competição, o ex-presidente rubro-negro evitou polêmica quando questionado para quem vai torcer. "Vou torcer para o sucesso da competição". O presidente da CBF, Marco Antonio Del Nero, compareceu ao sorteio, que aconteceu em Natal. "A Copa Nordeste invadiu o Brasil e rompeu várias fronteiras", diz o mandatário.
A ambicionada taça
(Foto: Herbem Gramacho)
Bons jogos
O presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, avaliou o grupo do tricolor. "O grupo do Bahia terminou sendo equilibrado, pela questão de ter o Santa Cruz, uma equipe tradicional da região. Eu de antemão acredito que vai ser o melhor público do campeonato esses dois jogos, pelo menos na 1ª fase com certeza. A única coisa que eu não gosto é sair com uma equipe do mesmo estado na fase de grupos, acho que isso devia ser bloqueado", afirmou. "Acredito que a responsabilidade de passar é do Bahia e do Santa Cruz (...) A responsabilidade do Bahia de avançar é inegável".
Sant'Ana avaliou que a competição promete bons jogos. "Acredito também que tem outros grupos bons. O D é um grupo equilibrado. E acredito que o E é o mais equilibrado. Muitas pessoas não devem conhecer, mas o Vitória da Conquista é uma equipe organizada, a mais organizada do futebol baiano do interior. Acredito que o futebol baiano vai ter dois complicadores: um porque tem dois clubes no mesmo grupo, isso aí praticamente inibe a passagem de duas equipes. E o Vitória da Conquista no grupo que para mim é o mais equilibrado da primeira fase".
O presidente do Conquista, Ederlane Amorim, também avaliou os grupos e falou desta que será a segunda participação do time em um Nordestão. "Em se tratando de Copa do Nordeste, a gente não tinha como fugir muito de grupos difíceis", afirmou, destacando que o Conquista vem fortalecido pelo bom Campeonato Baiano que fez, sendo o vice-campeão. "Me preocupou um pouco a logística das viagens, já que vamos ao Maranhão e Piauí", disse, ressaltando que o time vai jogar a competição simultaneamente com o Baianão do ano que vem. "Vamos trabalhar, pensar agora na Copa Estado, já que estamos praticamente a um mês da estreia. Tentar fazer um elenco não só qualitativo, mas também quantitativo, por conta dessas dificuldades da parte física, da logística". Uma "espinha dorsal" de metade do time já está formada, segundo Amorim. "Vamos tentar fazer o melhor para fazer um bom papel nas duas competições. Não somos favoritos em nenhuma (...), mas vamos fazer nossa figura também, tentar surpreender", afirma.
Já Marco Polo Del Nero também falou sobre a possibilidade de um torneio nos moldes do Nordestão, a Copa Rio-Sul-Minas, que tem causado impasses na região entre clubes e federações. De que lado está o presidente da CBF? "O lado da organização do futebol brasileiro. Qualquer copa para sair, evidentemente envolvendo regiões de vários estados, tem que ter o 'sim' das federações, senão não tem copa. Tem que ter o 'sim' das federações", reafirma.
O Nordestão começa no dia 14 de fevereiro e a final acontece em 1º de maio.
Grupos sorteados para o Nordestão 2015 (Foto: Herbem Gramacho)
Veja os grupos formados:
Grupo A: ABC, Salgueiro, Campinense e Imperatriz.
Grupo B: América-RN, CRB, Coruripe e Estanciano.
Grupo C: Bahia, Santa Cruz, Confiança e Juazeirense.
Grupo D: Sport, Fortaleza, Botafogo-PB e River.
Grupo E: Ceará, Sampaio Corrêa, Vitória da Conquista e Flamengo-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário