quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Governo oferece 5.910 vagas para qualificação profissional de jovens e adultos

São 5.910 vagas de cursos regulares ofertados para o segundo semestre do ano letivo na capital e interior.
Reprodução

Novas oportunidades de qualificação profissional para jovens e trabalhadores estão sendo ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O órgão iniciou na quarta-feira (14), e prossegue até 23 de agosto, o processo de matrícula para cursos técnicos de nível médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos Nível Médio (Proeja Médio) e Nível Fundamental (Proeja Fundamental).

São 5.910 vagas de cursos regulares ofertados para o segundo semestre do ano letivo na capital e interior (confira lista no Portal da Educação). A Bahia é o maior ofertante do Proeja Médio entre os estados da federação.

Inscrições

CLIQUE AQUI PARA VER A RELAÇÃO DE CURSOS E INSTITUIÇÕES
 ( Em Feira de Santana os cursos estão sendo oferecidos no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano, localizado no Colégio Estadual, Av. Maria Quitéria, e Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, na rua bruxelas, bairro Santa Mônica).  Podem fazer a matrícula, jovens e trabalhadores que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental. Os estudantes interessados devem procurar as próprias unidades escolares.
 
Cursos - Do total de vagas, 2.580 são para cursos técnicos de nível médio, entre os quais: Técnico em Agroecologia, Agropecuária, Alimentos, Agronegócios, Analises Clínicas, Administração, Cooperativismo, Comércio, Cozinha, Documentação Musical, Enfermagem, Edificações, Eletrotécnica, Eletromecânica, Guia de Turismo, Instrumento Musical, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Secretariado e Segurança do Trabalho.
 
Cidades - Além de Salvador, as vagas do Proeja Médio também beneficiam estudantes das cidades de Conceição do Coité, Ilhéus, Itambé, Caravelas, Sento Sé, Barreiras, Brumado, Guanambi, Capim Grosso, Saúde, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Catu, Feira de Santana, Mata de São João, Vitória da Conquista, Santo Amaro, Maragogipe, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. A oferta de cursos ocorre de acordo com as necessidades por qualificação e formação profissional nos Territórios de Identidade do Estado. 
 
Proeja Fundamental – Para maiores de 18 anos que não concluíram o ensino fundamental (6º ao 9º ano) e que estão fora da escola, são 60 vagas de Educação Profissional Integrada ao Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja Fundamental), em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). São 30 vagas para o curso de qualificação profissional em Agroextrativismo, no Centro Territorial de Educação Profissional Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, e 30 para o curso de qualificação em Alimentação no Colégio Estadual Polivalente de Itambé.
 
Subsequente – Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico realizado em fevereiro deste ano para a modalidade subsequente, e que optaram pelo ingresso no segundo semestre, também devem efetivar a matrícula neste período. Foram 3.270 sorteados em 27 cursos técnicos de nível médio ofertados em Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional em Salvador e mais 28 cidades do interior do Estado.
 
Os sorteados para a modalidade subseqüente devem se dirigir aos centros para os quais se inscreveram, portando RG, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade e duas fotos 3x4. Em caso de desistência, serão convocados os que ficaram no cadastro de reservas.
 
Documentação – Os interessados nos cursos do Proeja Médio e no Proeja Fundamental devem se dirigir aos centros e unidades no período de matrícula, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade e duas fotos 3x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário