quinta-feira, 1 de outubro de 2015

FEIRA DE SANTANA, 30 mil litros de água são desperdiçados por cada furto de hidrante, diz Embasa

30 mil litros de água são desperdiçados por cada furto de hidrante, diz EmbasaA Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já registrou 72 furtos de hidrômetros e hidrantes em Feira de Santana este ano. A perda, segundo a empresa, por cada equipamento levado é de aproximadamente
30 mil litros de água, quantidade que dá para abastecer uma família com cinco pessoas em média.
De acordo com o gerente comercial da Embasa, Lucas Araújo, a prática é frequente na cidade. Assim como os fios de energia, o hidrômetro possui o cobre, que é retirado do equipamento e revendido por em torno de 4 reais.
“Isso vem crescendo e preocupando a Embasa, porque o prejuízo é grande, não o do hidrômetro, que custa em média 40 reais, mas o vazamento de água. 72 casos este ano já é um número elevado”, avalia Lucas Araújo.
O gerente informa que as ações criminosas têm sido denunciadas à polícia, para que sejam investigadas e coibidas. “A gente tem tentado ajudar a polícia passando os lugares com maior incidência, como o bairro do Calumbi, a fim de facilitar o trabalho deles”, afirmou.
Ele pede que quando um cliente flagrar uma situação como essa, ligue para o número 0800 055 5195, da Embasa. Não é preciso se identificar.
Reparo na adutora
De acordo com o gerente comercial da Embasa, a adutora que abastece a rede está passando por reparos em um trecho considerado crítico. A obra, no valor de R$ 1 milhão, vai recuperar 5km da adutora de um total de 28km.
O equipamento, segundo Lucas Araújo, tem mais de 20 anos, e abastece Feira de Santana e cidade da região como Tanquinho, Santa Bárbara, Conceição da Feira, São Gonçalo, e Santanópolis.
“É uma adutora muito importante, quando ela tem problemas, diversos municípios são afetados diretamente. Tem um trecho mais crítico que a gente está fazendo essa manutenção. Depois desse reparo, a gente espera que as intermitências reduzam bastante”, estimou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário